quinta-feira, 3 de setembro de 2009

auto-motivação é redundância


Participei de um breve ensaio de psicologia sobre Motivação. Achei que ia amar. Mas confesso, fiquei decepcionada. Percebo que até a psicologia tem seu limite.

Aprendi que a motivação vem de dentro, que auto-motivação é só uma redundância. Mas ou mesmo tempo quando o assunto é esse, a enfase sempre é no exterior, na recompensa, no reconhecimento. Como você como chefe, namorado, mãe, amigo etc. deve  motivar ou outros a : trabalhar, estar naquele relacionamento, fazer isso e aquilo, etc.

Concordo que as vezes precisamos de um empurrãozinho, mas que depois disso que possamos nós mesmo nos empurrar! Acredito que devemos ensinar as ferramentas para que os outros se auto-motivem, e não procurar motivar os outros. Ensinar a pescar, e não ficar dando o peixe...

Eu vejo assim... nós somos os únicos responsáveis por nos motivar! Nada nunca é la fora, é tudo aqui dentro. Você e você, e o universo... Por exemplo, no contexto de trabalho: se vamos trabalhar grande parte da nossa vida como podemos não estar, ser, buscar ser redundantemente auto-motivados?
Afinal, cada minuto que passamos trabalhando, é nossa vida que está passando. E você vai deixar na mão de outra pessoa resolver te motivar? Senão está motivado então, por favor, pelo seu bem maior, procure em você o que vai te motivar. Se está em um relacionamento desmotivado, procure em você, é sempre você!

Minha receita para um trabalho com propósito, pra quem achou ou não a sua missão na vida é fazer tudo com amor, mas sentir mesmo. Me parece que esse amor é sentido por todos relacionados. Colocar a amor em tudo é ter propósito, a gente vive vivendo as coisas ao contrário... O amor cria, constrói, não julga, não faz mal, o amor só faz bem.

Que eu nunca precise de alguém pra me motivar.
Que eu possa amar tudo que faço,
pois tudo que faço é minha vida,
e porque eu sou parte do todo,
eu sou um pedaço de Deus.


Que eu possa ouvir mais do que perguntar, ouvir mais do que criar ruído, insatisfação e dúvida. E isto significa: escutar o mundo, a resposta sempre está agora sussurando no seu ouvido! Escute como é perfeito e lindo! Se você for capaz de ouvir,  será de se motivar,  você sempre será realizado! Em qualquer lugar, em qualquer posição de trabalho, em qualquer relacionamento.

Muita luz! Muita paz e amor! Amo você!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela sua visita! Toda minha paz, Ari!