sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

SOLTAR




Pensando que pensava, me distrai, e esqueci de pensar... em mim.

Na administração a gente aprende que todo projeto tem planejamento, ação e controle.
Você colocou uma meta, imagina que quer ir em tal direção, se mexe, encontra pessoas, situações, e começa o processo, e tudo isso se desenrola.
Aí toda aquela boa intenção projetada no inicio começa a mostras diferenças da realidade, mas também poluí sua visão do agora, e você se perde um pouquinho, mas vai fazendo o que pode.

Mas a questão é...você avaliado isso tudo? Repensado todo seu projeto!? Refletido?

Não estou me referindo aos pensamentos que são só como nuvens no céu, que vão e vem do nosso inconsciente. Esse são só o nosso papagaio interno, um cd num repeat infinito. Estou falando do pensar que vem pela reflexão.

Às vezes você tem que parar tudo, ficar sozinho e PENSAR de fato EM VOCÊ e NA SUA VIDA, pois a sua vida é o que está acontecendo agora, a sua felicidade é agora. Não é um futuro ilusório ou uma mentirinha que contamos diariamente pra não enxergar o que não queremos ver mais, sentir ou fazer.

É pelo medo de encarar a vida que criamos, e dizer a verdade a nós mesmos, que deixamos essa avaliação para um depois, um momento mais adequado e calmo. Mas a vida nunca é adequada é calma.


Encarar a vida que criamos é a única coisa que poderia nos libertar.

Para pensar em si  é preciso ser "egoísta", porque viver somente pros outros nos leva a uma vida de remorso e ressentimentos. Sem nos ajudar não podemos ajudar ninguém direito. Não podemos nos esquecer, dentre os muitos motivos dos quais viemos pra cá nesse tempo, nessa vida, do maior de todos:  de experenciar a vida e toda sua pontecialidade e felicidade, alegria, abundância, amor, amor incondicional, bondade, criatividade, alegria. De se experenciar, ser o melhor, maior que podemos ser, crescer, multiplicar, se libertar, viver e ver nossa luz.

Pensar em si dentro dessa potencialidade toda é se questionar sinceramente. Tramar alternativas e sentir os caminhos possíveis, pois sempre há alternativas, muitas... É se ouvir, ouvir o coração e o corpo, pois enquanto a gente pensa o corpo responde, ele diz... e a gente se esquece disso às vezes. É engraçado como sentimos raiva, tristeza, aversão por tantas coisas fúteis e passageiras, mas dos assuntos que realmente importam e contam pra alguma coisa, a gente passa de relance... e nem quer pensar muito sobre essa vida toda.

Tentando atingir metas, esquecemos de reavaliar tudo sempre, com regularidade, medir as distancias, olhar sem ilusões o que eu criamos de fato, o que existe e acontece agora, dentro e fora.

É muito difícil de aceitar, eu mesma, eterna otimista tenho dificuldades de dizer "ooops, acho que isso não está funcionando mais". Criamos uma ilusão em cima e continuamos, porque às vezes, temos que admitir, não queremos enxergar. Insistimos num ponto de vista que não existe mais. Um ponto de vista que foi uma vez uma intenção agora não realizada. E mesmo incomodados CONTINUAMOS SEM PENSAR EM NÓS, ou melhor, "EM MIM".

Como eu posso julgar se o que eu vou fazer para alguém é bom ou ruim se eu não sei julgar o que é bom ou ruim pra mim?

Você tem que ir fundo em todas as questões que envolvem você, sua felicidade, AGORA:

Estar neste emprego faz sentindo ainda? E este relacionamento? Aquela amizade? Continuar aquela mentira? Agir daquele jeito me faz feliz, me traz benefícios? Dizer todas essa coisas? Eu estou fazendo tudo ao meu alcance para viver minha felicidade? Este problema tem solução? O prazo que me dei já não expirou? Estou querendo fazer tudo que eu acho que é certo, e deixando de ser feliz? Fazer o que penso que os outros acham que é certo, feliz, bom, tem me feito bem? Olhar só pros outros, saber o que é melhor pra todo mundo, menos pra mim faz sentido? Onde tudo isso me levou até agora?

Esses joguinhos que jogamos e essas coisas que dizemos pra nós e pros outros são a verdade?

É preciso muita coragem pra se perguntar essas coisas, mas mais ainda para respondê-las. Sem meias palavras, sem desculpas, sem ilusões, sem projetar a felicidade pra um futuro longe, no outro, em alguma coisa, situação. Tomando total responsabilidade, por você, pela sua vida e pela sua felicidade.

Você consegue me dizer se está feliz de fato agora com tudo isso? Ou tem uma desculpa? Ou alguém pra culpar?

Se está feliz, que bom! Está no caminho certo e provavelmente se cuidando e tendo cuidado na manutenção da sua vida...

Mas se está se enganando, responda:

Quem precisa mudar?
Quem precisa enxergar?


O que precisa ser solto?
Quem precisa soltar?


É sempre sobre S O L T A R ;)

Todo meu amor. Aloha.

Eu.

2 comentários:

  1. Olá... visitei o seu espaço e o achei bastante interessante.
    Esse texto em especial, pois eu realmente não estou pensando tanto em mim mesmo como deveria.
    abração, bom feriado.

    Eduardo
    http://aluzdaluz.zip.net

    ResponderExcluir
  2. Estava andando por aí (aquí) e ví essas mensagens.Lí e amei.
    Obrigada,
    Bjs,
    Alda

    ResponderExcluir

Obrigada pela sua visita! Toda minha paz, Ari!